Canudinhos plásticos: uma ameaça e alternativas sustentáveis

Tão coloridos e aparentemente inofensivos os simples canudinhos se tornaram uma ameaça mundial. Atualmente eles já foram banidos em 8 Estados Brasileiros, além do veto em outras unidades da Federação, ainda falta muita iniciativa para que ele saia de circulação.
Uma pesquisa feita por organizações ambientais, mostra que o plástico constituiu 90% do lixo flutuantes dos oceanos, e que os canudos estão no topo dessa cadeia. Por não ser um produto biodegradável, pode levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
E não adianta usar o canudinho de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado a aterros legalizados, ele pode ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática.
Agora vou lhes mostrar 7 motivos para acabarmos com o uso desse utensílio:

1. A quantidade de plástico jogado fora a cada ano é suficiente para dar a volta ao mundo quatro vezes;

2. Cerca de 1.000.000 de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos morrem anualmente por conta da poluição de plástico nos mares;

3. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) estima-se que 90% dos animais marinhos já consumiram plásticos. Eles fazem parte da nossa cadeia alimentar, sendo capaz de causar alterações hormonais e prejudicar a nossa saúde quando nos alimentamos de animais contaminados;

4. 88% da superfície dos oceanos do mundo está contaminada com lixo plástico;

5. No Brasil 95% dos lixos encontrados nas praia são itens de plástico;

6. Hoje em dia só reciclamos 5% do plástico que usamos;

7. Praticamente todo o plástico já produzido no mundo ainda existe de alguma forma, com exceção de uma pequena parte que foi incinerada.

Alternativas ao canudo de plástico

1. Canudo de bambu

O canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável, é reutilizável, durável, natural e leve. Aqui no Brasil, o site Paz em Gaia vende canudos de bambu feitos de forma artesanal.

2. Canudo de metal

Os canudos de metal podem ser levados em qualquer lugar, podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. É bom sempre verificar se esses metais são tóxicos ou soltam metais pesados. É possível encontrá-los em diferentes diâmetros e formatos e pode ser adquirido em conjuntos e vem com limpadores internos. Existem diversos modelos na internet e também pela empresa brasileira Beegreen.

3. Canudo de vidro

Apesar de requerer mais cuidados, agora você já pode tomar sua água de coco sem culpa! Afinal de contas, apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e além tudo, elegante. A empresa brasileira Mentah desenvolveu canudos de vidro duráveis que podem ser utilizados por toda a vida, se você quebrar o seu, eles garantem a reposição por um novo. Você pode comprar no site da empresa.

4. Canudo de palha

Muito parecido com o canudo de centeio, o canudo de palha, inspirado nos modelos antigos, é um substituto ao canudo de plástico e é muito amigável ao meio ambiente. O canudo de palha é uma opção saudável para o corpo (principalmente se for palha orgânica), leve (fácil de carregar) e biodegradável.

5. Canudo de papel

Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que o canudo de plástico, uma vez que se biodegradam mais facilmente. Entretanto, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção, e por serem pensados para ser descartáveis após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação. Ele é facilmente encontrado em diversas lojas de festas e na internet. Lembre-se de sempre priorizar empresas brasileiras e empresas que utilizem papel certificado de origem, como o FSC.

6. Canudo de silicone

O canudo de silicone é flexível e reutilizável, uma boa opção para crianças pois protege seus dentes, porém, não deixa de ter impacto no meio ambiente. Apesar de ser mais durável que o de plástico ele não é reciclável, se tornando uma forma de poluição ao ser descartado. Também pode ser encontrado na internet.

7. Canudos comestíveis

O canudo comestível pode ser feito de diversos ingredientes, você pode usar macarrão no formato bucatini, tem os feitos de arroz para os celíacos e os deliciosos e facilmente encontrados feitos de biscoitos wafer. Atualmente no mercado Brasileiro temos a empresa Sorbos, alerta para os veganos pois os canudos são feitos de gelatina, mas a marca conta com vários sabores para combinar com sua bebida e sobremesa da vez.

Faça parte da nossa comunidade usando as Hashtags nas redes sociais!

#projetocicloverde #ciclogr

O ciclo só se fecha com você

Ajude alguém próximo fazendo o mínimo,

seja doando o seu resíduo para algum Ecoponto,

ou tenha você um próprio Ecoponto.