Manifesto Ciclo: Reino Fungi

 

Manifesto de observação ao Reino Fugi

"Mushoons represent rebirth, rejuvenation, regeneration. Fungi generate soil that gives life. The task that we face today is to understand the language of nature. [...] I believe nature is intelligent. The fact that we lack the language skills to communicate with nature does not impugne the concept that nature's intelligent. It skpeaks to our inadequecy for communication. If we don't get our act together and come in commonality and understanding with the organims that sustain us today, not only will we destroy those organisms, but we will destroy ourslelves". -  Paul Stamets, Mycologist, (Documentário Fungos Fantásticos (Fantastic Fungi; The Magic Beneath Us), by Loiue Schwartzeberg; Netflix, 2019)
"Cogumelos representam renascimento, rejuvenescimento, regeneração. Fungos geram o solo que nos dá vida. A tarefa que enfrentamos hoje é entender a linguagem da natureza. [...] eu acredito que a natureza é inteligente. O fato de nós carecermos de habilidades linguísticas para nos comunicar com a natureza, não impune o conceito de que a natureza não seja inteligente. Mas fala sobre nossa inadequação para comunicação. Se nós não agirmos juntos e entrarmos em comunhão e nos entendermos com os organismos que nos sustentam hoje, não só nós destruiremos estes organismos, mas destruiremos a nós mesmos". (Tradução Livre)

O Reino Fungi é composto por bactérias e fungos: leveduras, mofos e cogumelos, por exemplo. Os cogumelos são, um dos tipos de manifestação dos fungos, são os corpos frutíferos deles. Há incontáveis manifestações de tipos de fungos e cogumelos, estima-se que O Reino Fungi inclua cerca de 1,5 milhões de espécies e estima-se que apenas 5% sejam devidamente categorizados. Alguns tipos de fungos assumem a função de decompositores do planeta, podendo decompor qualquer tipo de matéria orgânica, ou qualquer matéria composta por hidrocarbonetos, incluindo derramamento de óleo.

 

No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos. Não fossem sua atuação, a Terra estaria sufocada de tecido morto. Os fungos são, portanto, indispensáveis para a produção da vida e manutenção do ecossistema.

Na solução dos nossos mais diversos problemas, de câncer à poluição, os fungos podem ser nossos mais eficientes aliados.

 

A Ciclo se empenha em cumprir seu papel no ecossistema, retornando a matéria prima para a cadeia do consumo. Neste ano de 2022, escolhemos o tema do nosso manifesto, o Reino Fungi, pela similaridade de nossa missão no ciclo da vida, e como forma de chamar a atenção para a importância destes seres. Precisamos compreender a natureza, seu ciclo, suas formas de manifestação e atuação, para salvarmos o nosso futuro. O  futuro da humanidade. Se você está lendo este texto, é um dos nossos aliados. Vamos juntos salvar o planeta!

 

É comum associarmos os fungos e cogumelos, como o mofo, com degradação e morte, por conta de seu papel no ciclo da vida. Também é assim com a reciclagem. Descartamos resíduos preciosos e os chamamos de lixo.

Hoje, o Brasil recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. O percentual é o mesmo há pelo menos 3 anos, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

 

Talvez você tenha notado que a pandemia de COVID 19, instalada no mundo desde 2020, escancarou ainda um novo problema para o mercado: a falta de insumos ou matéria prima para fabricar nossos produtos. Um dos motivos é que a má gestão da crise sanitária acarretou em outra crise social e econômica, fazendo com que muitas indústrias de base fechassem, associada a alta do dólar e alto valor dos insumos. Seria de se esperar que, com tamanha demanda, aproveitaríamos os resíduos que hoje são descartados.

 

Os fungos nos apresentam ainda uma outra possibilidade que gostaríamos de elucidar na solução deste problema acima e de outros. Acreditamos que o micélio e suas admiráveis atuações, podem nos ajudar a compreender o caminho para a economia circular.

Os micélios são essa massa de longos fios, existentes no subsolo, que crescem uma célula de cada vez em todas as direções possíveis. Eles estão em todo o lugar, no mundo todo! Formando essa rede de ligações, que funciona como nosso sistema de internet ou nossos impulsos neurais, através de impulsos elétricos. As plantas usam o micélio para se comunicarem e enviarem recursos uma para outras, em todo o planeta. As árvores conseguem reconhecer suas familiares e enviar recursos àquelas que mais necessitam.

Imaginem só, se nossa rede de produção estivesse tão intrisecamente conectada que pudéssemos gerar produtos meticulosamente pensados para voltarem à cadeia de produção. Ou que pudéssemos identificar onde e quando diminuir aqui nossa produção para aumentar onde fosse mais necessário para que houvesse um crescimento equilibrado em todo o mundo. A este modelo, chamamos de economia circular. E é uma de nossas apostas em como podemos atuar na mudança do nosso sistema, para salvarmos o nosso presente e futuro.

 

Uma outra curiosidade interessante é de que, alguns estudos compreendem que o desenvolvimento da nossa estrutura cerebral enquanto espécie neste modelo de rede com impulsos elétricos, pode estar associado ao consumo de cogumelos por nossos ancestrais. No final sabemos muito pouco sobre estes seres, como atuam e como têm gerado e mantido a vida neste planeta em torno de 4 bilhões de anos atrás.

Faça parte da nossa comunidade usando as Hashtags nas redes sociais!

#manifestociclo #ciclogr

O ciclo só se fecha com você

Ajude alguém próximo fazendo o mínimo,

seja doando o seu resíduo para algum Ecoponto,

ou tenha você um próprio Ecoponto.

 

Share